Durante alguns dias, em 1935, Natal se separou do Brasil e se transformou num país comunista. Ficou curioso? Vem ler mais!
Leia maisPedro Velho foi a alma do movimento republicano no Rio Grande do Norte. É a partir dele que as ideias do republicanismo se espalharam pela província e ficaram conhecidas pela população potiguar.
Leia maisAo dominar um espaço fisicamente, também é preciso domina-lo simbolicamente, é por isso que os holandeses trazem Frans Post para o Brasil Holandês, para que com seus quadros, aquele espaço se torne conhecido e com isso se torne verdadeiramente deles.
Leia maisSaiba mais aqui sobre a história dos santos mártires de Cunhaú e Uruaçu.
Leia maisVocê sabe a diferença entre uma Capitania e uma Província? São sistemas administrativos que marcam dois períodos distintos da história do Brasil, a capitania é colonial, e a província parte do sistema imperial. Venha saber mais.
Leia maisA Independência brasileira foi o resultado do conflito entre os portugueses e os brasileiros que não se viam como um povo só. O grito do Ipiranga não foi um fato isolado, apenas o ápice de um conflito que estava acontecendo em todo o país.
Leia maisA historiografia tradicional afirma que os índios simplesmente desapareceram do Rio Grande do Norte, chacinados, não haveria mais nenhum descendente entre os potiguares, que seria, portanto, um estado no Brasil com uma população apenas de brancos.
Leia maisA historiografia tradicional teve como tendência apagar a presença dos índios de nossa história, e como resultado deste profícuo projeto, hoje é difícil reconhecermos a presença indígena no nosso presente. Saiba mais sobre a história dos índios norte-riograndenses.
Leia maisVocê sabia que enquanto a Aldeia Velha existiu ela foi maior do que Natal? Havia mais pessoas morando na aldeia indígena do que na capital da cidade até pelo menos o século XVIII.
Leia maisVenha conhecer a história do índio que é um herói da guerra entre portugueses e holandeses pelo Brasil
Leia maisDendé Arcoverde foi um dos poderosos Senhores de Cunhaú, o engenho mais próspero da Capitania do Rio Grande, rico e poderoso, ele não permitia que nada ocorresse sem sua aprovação e não perdoava aqueles que o desobedeciam ou o desafiavam. Venha conhecer sua história.
Leia mais