Conheça a história do herói republicano mais importante da história do Rio Grande do Norte.
Leia maisO Rio Grande do Norte tem o péssimo hábito de se separar do Brasil. Venha conhecer a história de como isso aconteceu pela primeira vez.
Leia maisA antiga sede do IPHAN é uma das casas mais antigas da cidade. A história dessa casa precisa ser conhecida por todos.
Leia maisA antiga Casa do Estudante, hoje Secretaria da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, foi palco de importantes momentos de luta pela democracia no Brasil. Vem conhecer mais sobre esse grande marco.
Leia maisVeja aqui no blog a história da noite LGBT em Natal.
Leia maisUma das lendas urbanas mais famosas de Natal é da Viúva Machado que roubava crianças para comer seu fígado. Leia mais sobre como essa lenda surgiu aqui no blog.
Leia maisContinuando nosso especial do mês do Orgulho LGBT contamos a história dos homens e mulheres negros que desafiaram os conceitos de masculino e de feminino que os brancos europeus tinham.
Leia maisExistiam índios gays? Apesar desse tema ser raramente abordado nas aulas de história, os documentos produzidos tanto pelos índios quanto pelos portugueses deixam claro que, antes da invasão europeia, os índios conviviam em paz com a homossexualidade.
Leia maisSaiba mais de uma das mais antigas construções do Rio Grande do Norte, entendendo mais sobre o barroco e sobre a arte colonial brasileira.
Leia maisNo navio Jiquiriti os abolicionistas potiguares embarcavam escravos fugidos para o Ceará, disfarçados como carregamentos de abacaxis. Somente no Ceará eles poderiam desfrutar da liberdade.
Leia maisO Cine Polytheama foi o primeiro cinema de Natal, inventor do “poly” e lugar de diversão da elite quando Natal começava a se tornar uma cidade moderna.
Leia maisQuando os escravos foram libertados, eles se uniram politicamente no que foi chamada de Guarda Negra, era um espaço absolutamente político de discussão da inserção do negro liberto na sociedade e de defesa da monarquia contra os desejos republicanos.
Leia maisO Museu de Arte Sacra potiguar guarda preciosidades barrocas inestimáveis para nossa história. É hora de conhecê-lo.
Leia maisNo Rio Grande do Norte existiu uma Sociedade Libertadora voltada para a conscientização dos donos de escravos de como a escravidão era ruim para o progresso e desenvolvimento econômico do Brasil, eles usavam um jornal chamado Boletim para divulgar essas ideias.
Leia maisVenha conhecer mais sobre os museus potiguares. Hoje conheceremos mais sobre o acervo do Museu Câmara Cascudo e um pouco de sua história, mas isso é apenas para dar vontade para que vocês o visitem. Ele está esperando de portas abertas.
Leia maisApesar do número pequeno de escravos negros no Rio Grande do Norte, a escravidão foi uma instituição importante (e vergonhosa) na realidade do potiguar. Conheça mais sobre ela.
Leia maisComo parte das celebrações da Semana Nacional de Museus vamos conhecer mais sobre o Museu Café Filho. Sobre a história do seu patrono, o Presidente da República Café Filho, e do prédio que abriga o museu.
Leia maisTemos uma discussão infindável sobre se Cabral teria descoberto o Brasil aqui no Rio Grande do Norte ou na Bahia, porém, independente disso, é inegável que Américo Vespúcio começou aqui, no Cabo de São Roque a expedição que viria a descobrir que a América não era apenas algumas ilhas no caminho para as Índias, mas um continente inteiro.
Leia mais