Esta canoa é a embarcação mais antiga das Américas já encontrada. Ela data do século XI, quando os Estados europeus ainda nem eram países de verdade, e mostra como nossos indígenas possuíam uma cultura rica e diversificada.
Leia maisVamos pensar mais sobre o que é Patrimônio Histórico e o que merece ou não merece ser preservado?
Leia maisVocê sabia que as crianças que eram abandonadas era sustentadas pelo Senado da Câmara durante o período colonial?
Leia maisFoi muito difícil colonizar o Rio Grande do Norte. Veja a história de Aires da Cunha, por exemplo.
Leia maisDurante alguns dias, em 1935, Natal se separou do Brasil e se transformou num país comunista. Ficou curioso? Vem ler mais!
Leia maisVocê sabe a diferença entre uma Capitania e uma Província? São sistemas administrativos que marcam dois períodos distintos da história do Brasil, a capitania é colonial, e a província parte do sistema imperial. Venha saber mais.
Leia maisA historiografia tradicional afirma que os índios simplesmente desapareceram do Rio Grande do Norte, chacinados, não haveria mais nenhum descendente entre os potiguares, que seria, portanto, um estado no Brasil com uma população apenas de brancos.
Leia maisA historiografia tradicional teve como tendência apagar a presença dos índios de nossa história, e como resultado deste profícuo projeto, hoje é difícil reconhecermos a presença indígena no nosso presente. Saiba mais sobre a história dos índios norte-riograndenses.
Leia maisUma das lendas urbanas mais famosas de Natal é da Viúva Machado que roubava crianças para comer seu fígado. Leia mais sobre como essa lenda surgiu aqui no blog.
Leia maisO Cine Polytheama foi o primeiro cinema de Natal, inventor do “poly” e lugar de diversão da elite quando Natal começava a se tornar uma cidade moderna.
Leia maisTodos respondem facilmente quem descobriu o Brasil. Cabral. Mas você sabia que muitos europeus andaram pelas terras brasileiras antes da descoberta oficial dos portugueses. Espanhóis, franceses, italianos e até mesmo alemães já frequentavam as praias do Brasil. Sabia mais lendo nosso blog.
Leia maisLenine Pinto, advogado e escritor potiguar, construiu uma teoria sobre a descoberta do Brasil por Cabral nas praias do Rio Grande do Norte. Venha conhecer mais sobre os argumentos dele.
Leia maisLeia mais"Quanto mais ignorante é um povo, mais fácil é um governo absoluto exercer sobre ele o seu ilimitado poder" (Nísia Floresta)