Museu Café Filho

Foto: Blog do FM.

Foto: Blog do FM.

Por Victor Matheus Medeiros

Provavelmente, em agosto de 1954, as manchetes de todos os jornais do país anunciavam como o Globo o fez: matou-se Vargas. O então presidente da república havia se suicidado. E, diante da inesperada e repercutida notícia, o vice-presidente assumiu o cargo, um sujeito pouco lembrado nos dias atuais, chamado João Fernandes Campos Café Filho. Café Filho, o natalense que foi presidente da República Federativa do Brasil.

Nasceu em Natal, em 1899, mas teve sua atuação profissional em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, como jornalista e advogado. Em 1930, retornou ao Rio Grande do Norte e, em 1933, fundou o Partido Social Nacionalista (PSN). No ano seguinte, é eleito deputado federal. Quando, em 1950, Vargas é reeleito, Café Filho também, desta vez como vice-presidente (na época se votava tanto para o cargo de presidente como de vice). Governa de 1954 a 1955, quando, devido a problemas de saúde, se ausenta temporariamente; mas ao tentar voltar, é impedido por articulações políticas dos militares.

E é no centro da cidade que um dia viveu, que está localizado o memorial em torno da vida pessoal e política do natalense: o Museu Café Filho, na Cidade Alta. O prédio colonial, construído nas primeiras décadas do século XIX, além de ser o primeiro a ter um andar além do térreo, foi local de trabalho do ex-presidente.  De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Sobradinho ou Véu de Noiva, como também é conhecido, já foi uma residência e sede do Sindicato Geral dos Trabalhadores. Tombado na década de 1960 pelo governo do estado, recebeu o Museu de Arte e História do RN e, em 1979, se torna o Museu Café Filho. Reformado em 2017, graças a fundos do Banco Mundial, a edificação possui serviço de acessibilidade, como rampas e elevador para pessoas com dificuldade para locomoção.

Foto: Tribuna do Norte.

Foto: Tribuna do Norte.

O atual acervo do memorial consiste em objetos pessoais do político, condecorações e fotografias; há também a sua biblioteca, além da sala de estar e quarto, com os móveis que usou, como sua cama. O Museu possui, ainda, uma sala de exposições temporárias, na qual ocorrem mostras de artes plásticas, fotografias e escultura, etc.

 O Museu é localizado na rua da Conceição, 601, Cidade Alta (Natal — RN) . É aberto de terça a sábado, das 8 até as 17hs, e a entrada é gratuita.

Para Saber Mais:

João Café Filho: Biografia - CPDOC

Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Natal/RN, IPHAN.

O Globo. Cadernos da Edição de 24 de agosto de 1954.