Museu Câmara Cascudo
Por Josefine Fabiola Hendrika Oosterhuis Cirilo da Silva
Luís da Câmara Cascudo (30 de dezembro de 1898 0- 30 de julho de 1986) foi um historiador, antropólogo, folclorista, advogado e jornalista potiguar que passou toda a sua vida em Nata e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e diretor do Instituto de Antropologia. E em sua homenagem, o museu universitário foi batizado com seu nome.
O Museu Câmara Cascudo/UFRN de Ciências Humanas e Naturais, foi inaugurado em 22 de novembro de 1960, inicialmente sob o nome de Instituto de Antropologia, pelo até então reitor Onofre Lopes e os professores Luís da Câmara Cascudo, José Nunes Cabral de Carvalho, Nivaldo Monte e Veríssimo de Melo. Sendo Foi o primeiro centro de pesquisas do Rio Grande do Norte, com atuação nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. O projeto original era formar, na universidade, um grupo de trabalho interessado no estudo de algumas áreas ainda pouco exploradas por aqui, como a paleontologia, a geologia, a antropologia cultural e a arqueologia. Em 1969, instalou-se na sede atual, ocupando uma parte do terreno da Sociedade de Assistência aos Filhos de Lázaros, no bairro do Tirol. Em 1973, a partir de uma reforma universitária, o instituto se transformou em um museu, impondo-se como o maior do estado e uma das principais vitrines de pesquisas realizadas na UFRN na área de História, Antropologia e Geologia. Sua última reforma foi em 2011, sendo reaberto apenas em 2016.
O Museu Câmara Cascudo tem por missão a conservação, investigação, exposição e divulgação do patrimônio histórico, natural e cultural do Rio Grande do Norte sob sua guarda. O museu presta serviços científico-culturais à comunidade, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a montagem de exposições permanentes e temporárias. Seu acervo é formado, principalmente, por coleções antropológicas, arqueológicas, geológicas e paleontológicas e serve de suporte ao desenvolvimento e à atualização das atividades científicas e pedagógicas do estado, além de possuir o mais completo acervo sobre o patrimônio histórico, cultural e natural do Rio Grande do Norte. Este acervo, inclusive, em 2014, como noticia o portal da UFRN, serviu de base para um grupo internacional de cientistas investigarem indícios de doenças nos fósseis de animais pré-históricos do Rio Grande do Norte, para entender como estes animais viviam e como ficavam doentes.
O Museu Câmara Cascudo fica na Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol e está aberto de terça a domingo, das 8 as 18h durante a semana, e das 12:30 as 18h nos fins de semana. Aqui a página do Facebook do Museu para seguir: MCCUFRN.
Para saber mais:
Ana Maria Cascudo Barreto. Biografia: Luís da Câmara Cascudo.