Natal das Antigas

View Original

Os nomes que Natal já teve

Por Prof. Dr. Lenin Campos Soares

Antes de Natal ser fundada havia, ao redor da Fortaleza dos Reis Magos, um povoado que passou a se chamar Povoado de Reis, por causa disso, muitos documentos sobre a cidade a chamam de Cidade de Reis. O Frei Vicente de Salvador, por exemplo, na primeira História do Brasil, em 1627, nos chama assim. O mapa de João da Teixeira, de 1612, também. Viajantes do século seguinte chamam a cidade de Natal dos Reis.

Cruz de São Tiago

Porém um dos nomes interessantes que a cidade teve foi Santiago. Quem nos conta essa história é Capistrano de Abreu. Ele diz que o rei de Espanha ordenara a fundação de uma cidade às margens do rio Potengi para proteger a costa da sua nova colônia (com a união das coroas ibéricas, de 1580 a 1640, Felipe II de Espanha se tornou rei de Portugal também). O nome desta cidade deveria ser Santiago, colocada debaixo do padroado deste santo.

Contudo, os portugueses que viviam aqui consideravam Santiago um santo espanhol demais. A coroa espanhola tinha uma especial afinidade com este santo, inclusive, desde 1175 havia fundado uma ordem militar religiosa, cujo padroeiro era São Tiago visando a expulsão dos muçulmanos. Em 1288 a ordem entrou em Portugal, porém conflitos constantes entre o mestres em Castela e sua ramificação portuguesa fizeram com que o papa João XXII, em 1320, separasse definitivamente as duas ordens. O conflito, pelo jeito, permaneceu por muito tempo na memória dos portugueses, tanto que eles não demonstraram nenhum interesse pelo apóstolo e preferiram invocar o protetorado dos Três Reis Magos e Nossa Senhora da Conceição e, mais tarde, da Apresentação. Com isso desobedeceram a ordem real e batizaram a cidade em homenagem a data do nascimento de Cristo e a colocaram sobre a proteção de outros santos também.

Isso que é povo desobediente!